Conheça Giselli Boldrin

Imagine perceber um carocinho estranho no pescoço e, um mês depois, receber o diagnóstico de câncer, aos 31 anos… Foi o que aconteceu com Giselli Boldrin, que mesmo em meio a esse desafio gigante de lutar contra a doença não abandonou o desejo de um dia ser mãe, por meio do congelamento de óvulos.

A descoberta do linfoma e o congelamento de óvulos

Giselli conta que estranhou e começou a investigar uma bolinha, um carocinho que apareceu em seu pescoço, de um dia para o outro. Incansável na busca por respostas, ela foi passando de médico em médico (mais de cinco) e de diagnóstico em diagnóstico (desde um mau jeito da academia até a suspeita de tuberculose), quando recebeu a confirmação de um linfoma não Hodgkin.

Mesmo com o objetivo de começar a quimioterapia o quanto antes, sua médica não deixou de recomendar (quase que obrigar) que Giselli buscasse um especialista em fertilidade, o fertileuta, o que daria a ela o poder de decisão sobre preservar ou não sua fertilidade antes de iniciar o tratamento do câncer. Isso porque, tratamentos oncológicos, como a quimioterapia, podem levar à infertilidade das pacientes.1

Giselli, assim como sua médica, não perdeu tempo. Ela passou por um processo extremamente rápido e realizou a coleta e o congelamento de óvulos, tudo isso em menos de 15 dias. Na mesma semana da coleta, ela começou o tratamento oncológico que vem realizando desde então.

“Eu tive muita sorte, porque jamais teria pensando na maternidade, em preservar minha fertilidade naquele momento, se eu não tivesse sido alertada pela minha médica.”

Giselli Boldrin

Onde buscar ajuda?

Se você se identificou com a história da Giselli e não sabe onde buscar ajuda, comece conversando com seu oncologista e pedindo o encaminhamento para um especialista em fertilidade. A Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) também disponibiliza uma lista de clínicas especializadas, que podem ajudar.

Vale ressaltar que o especialista mais indicado é o fertileuta, médico especializado em fertilidade, e não o ginecologista.

“Meu conselho é que as pessoas deem mais atenção aos sinais do seu corpo e sempre procurem ajuda médica ao notar algo fora do comum. Além disso, se você já recebeu o diagnóstico de câncer e, mesmo que não haja o desejo de ser mãe hoje, é melhor consultar um especialista em fertilidade e garantir a possibilidade futura de ter filhos.”

Giselli Boldrin

E se o paciente já tiver iniciado o tratamento?

Quem descobre os riscos de infertilidade apenas depois de ter iniciado o tratamento do câncer deve saber que há outras medidas que podem ser adotadas, ainda que menos eficazes, e o fertileuta poderá ajudar.2

É sempre bom lembrar que não são todas as mulheres que se tornam inférteis após o tratamento do câncer.3,4 O congelamento de óvulos ou embriões é uma importante medida preventiva.5

A Giselli não para!

Além de cuidar do blog “Delas para Elas,” com dicas de beleza, casa e cozinha, Giselli ainda apresentou vários episódios na TV Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), ajudando outras pessoas a compreenderem e a vencerem o câncer. É bonito demais o trabalho dela!

Referências

  1. Lambertini M, Del Mastro L, Pescio MC, et al. Cancer and fertility preservation: international recommendations from an expert meeting. BMC Medicine. 2016;14:1. doi:10.1186/s12916-015-0545-7.
  2. University of California. Breast cancer patients can freeze their eggs without delaying chemotherapy. Disponível em https://www.universityofcalifornia.edu/news/breast-cancer-patients-can-freeze-their-eggs-without-delaying-chemotherapy/. Acesso em 06/06/2018 às 11:30.
  3. Instituo Oncoguia. Fertilidade e mulheres com câncer. Disponível em http://www.oncoguia.org.br/conteudo/fertilidade-e-mulheres-com-cancer/10101/65/. Acesso em 05/06/2018 às 11:30.
  4. Northwestern University. Mulheres e câncer. Disponível em http://oncofertility.northwestern.edu/resources/mulheres-e-c%C3%A2ncer. Acesso em 12/06/2018 às 10:00.
  5. Cancer.net. Fertility Concerns and Preservation for Women. Disponível em https://www.cancer.net/navigating-cancer-care/dating-sex-and-reproduction/fertility-concerns-and-preservation-women. Acesso em 12/06/2018 às 12:58.
Conteúdos mais acessados