Conversando com o médico

Às vezes pode levar algum tempo para conseguir engravidar. Mas como a fertilidade diminui com a idade, é sempre bom saber quando você deve pensar em buscar ajuda e quem você deve procurar.

Compartilhando seu desejo de engravidar com um profissional

Se você tiver decidido tentar ter um bebê, falar com seu médico pode ajudar. Ele pode garantir que você esteja fazendo sexo quando está mais fértil e recomendar algumas mudanças no estilo de vida para lhe dar maiores chances de engravidar.

Muitos casais esperam engravidar assim que param de utilizar métodos contraceptivos. Infelizmente, nem sempre é assim que acontece. Uma mulher de 30 anos de idade possui apenas 20% de chance de engravidar.1 Como a fertilidade de mulheres diminui rapidamente após os 35 anos de idade, fica cada dia mais difícil de engravidar.1

Eu deveria falar com um médico?

Falar sobre sua vida sexual e contracepção pode parecer desconfortável, mas se você estiver preocupado(a) sobre sua fertilidade, é melhor buscar ajuda o mais rápido possível.
Você deve falar com um médico caso você ou seu parceiro(a) se enquadrem nas seguintes possibilidades:1,2

Mulher com idade <35 anos e não engravidou após um ano de sexo desprotegido1,2

Mulher com idade >35 anos e não engravidou após seis meses de sexo desprotegido1,2


Histórico familiar de menopausa precoce (mãe ou irmã) 1,2

Menstruações irregulares, puladas ou ausentes (amenorreia) 1,2


Exposição a produtos químicos tóxicos (como determinados pesticidas ou solventes) 1,2

Exposição à quimioterapia ou radioterapia1,2


Histórico de doenças/infecções pélvicas1,2

Cirurgia ovariana/testicular anterior1,2


Lesão anterior nos testículos1,2

Com qual médico devo falar?

Há diversos médicos diferentes que se especializam em infertilidade. Como primeiro contato, você pode visitar os seguintes:

Clínico geral

Dependendo de quando você começou a tentar engravidar, ele realizará testes de fertilidade básicos e poderá encaminhar você a um especialista de fertilidade.

Ginecologista

Esse especialista poderá realizar testes de fertilidade mais avançados para mulheres e pode indicar uma clínica de fertilidade.

Urologista/andrologista

Esses especialistas podem realizar testes de fertilidade mais avançados para homens.

Caso você e seu parceiro(a) forem encaminhados a uma clínica de fertilidade, você visitará um médico especializado no tratamento de fertilidade. Ele poderá ser chamado de endocrinologista de reprodução.

Fertileuta

Esse especialista é capaz de avaliar melhor as causas individuais e pode trabalhar com você para planejar possíveis tratamentos de fertilidade.

Seus médicos estão lá para te apoiar

Pode ser intimidador compartilhar detalhes íntimos com um médico pela primeira vez. Mas ser o mais aberto possível ajudará seu médico a fornecer o aconselhamento específico que seja mais adequado para seu caso. Se você se sentir desconfortável ao discutir determinados assuntos na frente de seu parceiro, peça para falar com seu médico em particular. Caso você se sinta desconfortável com um médico específico, você poderá falar com outro especialista.

Lembre-se que os especialistas estão lá para lhe apoiar, e todos compartilham o mesmo objetivo: ajudar você a ter um bebê.

Referências

  1. Your Fertility. A woman’s age affects her fertility. Disponível em: https://yourfertility.org.au/for-women/age/1. Acessado em: Abril de 2018.
  2. American Society of Reproductive Medicine (ASRM). Does age affect my fertility? Disponível em: http://www.reproductivefacts.org/globalassets/rf/news-and-publications/bookletsfact-sheets/english-fact-sheets-and-info-booklets/does_my_age_affect_my_fertility_factsheet.pdf Acessado em: Fevereiro de 2018.
Conteúdos mais acessados