Cuidados pré-gestacionais

Cuidados pré-gestacionais

O que fazer enquanto o bebê não vem?

A dificuldade em ter um bebê pode impactar negativamente na saúde mental e na vida como um todo de casais que apresentam o problema.1,2 Aspectos físicos, emocionais, sexuais, espirituais e financeiros são comumente afetados.2 Alguns sentem uma sensação de fracasso e acham estressante procurar ajuda profissional para um problema tão íntimo.1 Outros experimentam uma deterioração da autoestima, do desejo e do desempenho sexual.1,2 Isso tudo pode gerar ainda ansiedade e depressão.2 Porém, procurar ajuda médica especializada pode trazer conforto tanto aos casais que estão investigando as causas do problema, como aos que já estão em tratamento.1

Mas será que tem algo que você e seu parceiro podem fazer para aumentar as chances de uma gravidez com ou sem a fertilização in vitro?

O que se sabe é que é mais provável que a gravidez aconteça se você e seu parceiro estiverem bem de saúde. Portanto, algumas mudanças no estilo de vida podem ajudar!3 Enquanto a tão sonhada gravidez não acontece, separamos algumas dicas para vocês se manterem firmes e fortes (além de muitos saudáveis) em busca deste sonho!


Gerencie o estresse do dia a dia

Converse com alguém de sua confiança, não reprima seus sentimentos como culpa ou a raiva. Vale buscar apoio com seu parceiro, família e amigos. Você também pode procurar a ajuda de um profissional, como um psicólogo.4

Durma bem

Além de ajudar a controlar o estresse, um boa noite de sono pode melhorar as chances da fertilização in vitro dar certo, sabia?8


Mantenha um peso saudável

A obesidade pode diminuir as chances de uma mulher engravidar e ter um bebê, sabia?5,6 Por outro lado, vale lembrar que estar abaixo do peso e/ou fazer exercícios em excesso pode levar mulheres à disfunção ovariana e à infertilidade.7 Então, o jeito mesmo é manter um peso saudável!

Largue o cigarro e não abuse de álcool

O uso dessas substâncias contribui para o aumento do risco de infertilidade.5,6,7


Alimente-se com variedade

Uma dieta equilibrada e que forneça todos os nutrientes, vitaminas e minerais é essencial para o sucesso de uma gravidez!5 Saiba mais em a “dieta da fertilidade”: saiba como sua nutrição pode afetar suas chances de ter um bebê.

Tenha atenção aos medicamentos

Certos medicamentos também podem prejudicar uma tentativa de engravidar. Converse com seu fertileuta (médico especializado em fertilidade) sobre os medicamentos que você utiliza!5,6


Quando (e onde) procurar um especialista em fertilidade?

Se você suspeita que tem algum problema que afeta a sua fertilidade; ou se você e seu parceiro estão tentando engravidar há mais de um ano sem sucesso; ou ainda se você é mulher, tem mais de 35 anos e tem tentado engravidar há mais 6 meses e ainda não engravidou, essa é uma boa uma hora de procurar ajuda especializada!9 O fertileuta é o médico especializado em fertilidade e o mais indicado para ajudar pessoas com problemas de fertilidade.

A Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) traz uma lista de especialistas aqui, encontre um perto de você!


Já estou em tratamento, mas meu bebê ainda não chegou…

Se você já está realizando algum tipo de tratamento de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV), mas ainda não engravidou, a dica é ‘não desanime’! Você sabia que as chances de ter um bebê na primeira sessão de fertilização in vitro são de cerca de 30%?10 Por mais desanimador que esse dado possa parecer, a boa notícia é que uma pesquisa recente mostrou que as chances aumentam a cada tentativa (a cada novo ciclo da FIV), podendo chegar a 65% de mamães com bebês nascidos!10

Referências

  1. Tailor A. ABC of subfertility – Extent of the problem. BMJ 2003; 327:434. doi: 10.1136/bmj.327.7412.434
  2. Ezzell W. The Impact of Infertility on Women’s Mental Health. North Carolina Medical Journal, 2016, 77 (6): 427-428. doi: 10.18043/ncm.77.6.427
  3. NHS. How can I increase my chances of getting pregnant? Disponível em: https://www.nhs.uk/common-health-questions/pregnancy/how-can-i-increase-my-chances-of-getting-pregnant/. Acesso em novembro de 2018.
  4. Mayo Clinic. Infertility – Diagnosis and treatment. Disponível em https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/infertility/diagnosis-treatment/drc-20354322. Acesso em novembro de 2018.
  5. Medical News Today. Infertility in men and women. Disponível em https://www.medicalnewstoday.com/articles/165748.php. Acesso em novembro de 2018.
  6. Mayo Clinic. In vitro fertilization. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/tests-procedures/in-vitro-fertilization/about/pac-20384716. Acesso em novembro de 2018.
  7. NICHD. What lifestyle and environmental factors may be involved with infertility in females and males? Disponível em https://www.nichd.nih.gov/health/topics/infertility/conditioninfo/causes/lifestyle. Acesso em novembro de 2018.
  8. Parents. 9 Myths and Facts about Boosting IVF. Disponível em: https://www.parents.com/getting-pregnant/infertility/treatments/in-vitro-fertilization-infertility-myths-facts/?slideId=slide_0efccb9f-2e69-4f25-9fb3-09ef095864e3#slide_0efccb9f-2e69-4f25-9fb3-09ef095864e3. Acesso em novembro de 2018.
  9. NICHD. When should I consult a health care provider? Disponível em: https://www.nichd.nih.gov/health/topics/infertility/conditioninfo/consult. Acesso em novembro de 2018.
  10. Smith ADAC, Tilling K, Nelson SM, Lawlor DA. Live-birth rate associated with repeat in vitro fertilization treatment cycles. JAMA. 2015; 314(24):2654-2662. doi:10.1001/jama.2015.17296.
Conteúdos mais acessados