Minha primeira visita na clínica

Durante a primeira consulta, o especialista de fertilidade fará perguntas detalhadas sobre você e seu parceiro(a), incluindo histórico médico de cada um e vida sexual. Portanto, é recomendado que vocês dois compareçam.

Clique aqui para encontrar o especialista mais perto de você.

Com quem é realizada a consulta?

Alguns casais conversam primeiro com o clínico geral e, então, são encaminhados a um médico especialista em saúde reprodutiva feminina (um ginecologista) ou a um especialista de saúde reprodutiva masculina (urologista ou andrologista) para realizar alguns testes de fertilidade simples. Ou, então, podem ser encaminhados a um médico especialista em fertilidade (conhecido como endocrinologista de reprodução), que poderá realizar testes de fertilidade mais avançados e guiar o casal ao longo de qualquer tratamento que possa precisar.

O que acontece na consulta?

Durante a primeira consulta, vocês precisarão estar preparados para compartilhar detalhes íntimos da vida pessoal e serão submetidos a exames físicos.

O tratamento de fertilidade dura vários meses e, às vezes, até anos. Você poderá precisar fazer atividades ou testes repetidos várias vezes ao longo do tratamento.

As funções da equipe de saúde em fertilidade

Durante o seu tratamento para fertilidade, é provável que você tenha perguntas. Saber quem faz o que em sua equipe de saúde em fertilidade poderá lhe ajudar a encontrar a melhor pessoa para responder sobre qualquer preocupação.

Clínico geral

Poderá realizar alguns testes de fertilidade simples, como exames físicos e de sangue, e então encaminhar o casal a um especialista ou a uma clínica de fertilidade.

Ginecologista

Realiza testes e exames em mulheres, incluindo procedimentos mais invasivos e ultrassonografias, e poderá encaminhar o casal para uma clínica de fertilidade.

Urologista/andrologista

Realiza testes e exames de fertilidade mais avançados para homens.

Enfermeiro de fertilidade

Conduz entrevistas iniciais e poderá ajudar com todos os procedimentos. Ele poderá realizar ultrassonografias e exames de sangue, e ensinar ao casal sobre como aplicar os medicamentos e o que esperar do tratamento.

Fertileuta

Pode avaliar ou confirmar causas de infertilidade e propor o tratamento de fertilidade mais indicado ao casal. Prescreve medicamentos, como os hormônios, e supervisiona os tratamentos que utilizam tecnologias de reprodução assistida. Ele poderá estar presente nos exames de ultrassonografias para analisar a resposta ao tratamento e para ajustar o plano de tratamento. Ele poderá coletar óvulos, transferir embriões para o útero e também discutir os resultados dos testes de gravidez.

Embriologista/biólogo

Trabalha no laboratório da clínica e avalia os óvulos coletados, a qualidade do sêmen e prepara o espermatozoide para fertilização. Realiza procedimentos laboratoriais, monitora o desenvolvimento de embriões e, então, decide qual transferir e quando transferir.

Equipe de suporte psicológico (psicólogos/conselheiros/assistentes sociais)

A equipe avalia o bem-estar emocional do casal antes do tratamento e oferece suporte e aconselhamento antes, durante e após o tratamento.

Aprendendo com as novas informações

Ao começar o tratamento, haverá muita coisa para aprender. Ter seu parceiro presente pode garantir que vocês não deixem passar nada importante. Também será mais fácil para seu parceiro ouvir as informações em primeira mão, ao invés de ter que explicar a ele posteriormente.
Se houver alguma coisa que vocês não compreenderam, não tenham medo de pedir ao médico para explicar novamente. Vocês podem anotar informações durante consultas ou até mesmo gravar a conversa se todos os presentes concordarem.

Quais tipos de perguntas o especialista poderá fazer?

Durante sua primeira consulta, o médico perguntará a você e a seu parceiro sobre:

Seu histórico médico em detalhes

Sua dieta e estilo de vida

Sua vida sexual atual e há quanto tempo está tentando engravidar

Infertilidade é um assunto difícil de falar e você pode não saber o que dizer aos médicos em um primeiro momento. A ficha cadastral da primeira consulta clínica pode ajudar a elaborar algumas respostas com antecedência. Caso haja algo que te deixe desconfortável em falar na frente de seu parceiro, você poderá pedir para falar com o médico em privado.

Referências

  1. Your Fertility. A woman’s age affects her fertility. Disponível em: https://yourfertility.org.au/for-women/age/1. Acessado em: Abril de 2018.
  2. American Society of Reproductive Medicine (ASRM). Does age affect my fertility? Disponível em: http://www.reproductivefacts.org/globalassets/rf/news-and-publications/bookletsfact-sheets/english-fact-sheets-and-info-booklets/does_my_age_affect_my_fertility_factsheet.pdf Acessado em: Fevereiro de 2018.
Conteúdos mais acessados