Testes para diagnosticar Infertilidade nos homens

Diversos casais têm dificuldade para conceber uma gravidez nas primeiras tentativas.1 Caso você esteja buscando ajuda para ter um bebê, você poderá ter que fazer uma variedade de testes de fertilidade. Saiba o que esperar de cada teste.

Qual o objetivo dos exames ou testes de fertilidade?

Há diversos motivos pelos quais você e sua parceira podem estar com problemas para engravidar. Os testes de fertilidade ajudam o médico a diagnosticar o motivo pelo qual vocês estão tendo dificuldades, e a desenvolver um plano de tratamento de fertilidade personalizado para vocês.

O médico de fertilidade verificará se você possui:

• Quantidades adequadas de hormônios para que os espermatozoides se desenvolvam1
• Boa qualidade e quantidade de espermatozoides1
• Um trato reprodutivo saudável e funcional1
• Dutos de espermatozoide desbloqueados1

Sua parceira também passará por testes para verificar se ela está ovulando regularmente e se possui um sistema reprodutivo saudável.

Quem realiza os testes de fertilidade?

A equipe de fertilidade realizará qualquer teste que você precisar. Essa equipe é composta por uma variedade de médicos e enfermeiros especializados, que poderá mudar dependendo do tipo de tratamento que você precisar. Algumas vezes, eles trabalharão em conjunto na mesma clínica de fertilidade. Outras vezes, pode ser possível que você precise consultar especialistas em outras clínicas ou hospitais.

Normalmente, você iniciará os testes com um clínico geral, que poderá solicitar alguns exames básicos, incluindo exames de sangue e de urina. Você poderá, então, ser encaminhado a um especialista em reprodução masculina (urologista ou andrologista), ou diretamente a uma clínica de fertilidade, para realizar testes e tratamentos adicionais.1

Na clínica de fertilidade há uma equipe de especialistas, como endocrinologistas de reprodução e embriologistas, que supervisionam tratamentos mais completos, como fertilização in vitro (FIV).1

Cada casal terá o tratamento mais adequado para o tipo de infertilidade que tem. Pergunte ao médico ou à equipe de fertilidade da clínica sobre como eles lhe apoiarão e o que cada um pode fazer.

Sua fertilidade e sua vida sexual muitas vezes são assuntos delicados, mas é importante que você possa perguntar qualquer coisa sobre isso. Certifique-se de escolher um especialista com o qual você se sinta confortável em ter esse tipo de conversa.

Primeiros testes de fertilidade mais comuns

Histórico pessoal
Será perguntado sobre seu histórico médico e vida sexual em detalhes.2 Caso você se sinta desconfortável em discutir qualquer coisa na frente de sua parceira, você poderá falar com seu médico em particular.

Exame físico
O médico normalmente examinará o pênis, os testículos e a próstata (pelo reto) para verificar se há qualquer anormalidade.3 O médico buscará por varizes (veias dilatadas) ao redor do escroto (conhecidas também como varicoceles) que também podem afetar a fertilidade.3 Ele também verificará se seus dutos de espermatozoide (epidídimo e duto deferente) estão presentes e intactos3.

Exames de sangue e urina
Você poderá ter que fazer exames para detectar algumas doenças infectocontagiosas, como rubéola, hepatite B e C e vírus da imunodeficiência humana (HIV).2 Dependendo do seu histórico familiar, você também passará por testes de doenças ou distúrbios que são mais comuns entre determinados grupos étnicos, como anemia falciforme ou talassemia.2

Análise do sêmen
Poderá ser solicitado que você ofereça uma amostra de sêmen. A amostra poderá ser obtida por meio da masturbação, em casa ou na clínica. A qualidade e o volume do sêmen serão testados, incluindo contagem, concentração, movimento (motilidade), tamanho e formato (morfologia) de seus espermatozoides.3

Biópsia testicular
Uma biópsia testicular poderá ser realizada caso nenhum espermatozoide tenha sido visto em sua amostra de sêmen.3 Você receberá uma anestesia e seu médico removerá uma pequena amostra de tecido dos testículos. A amostra será testada para verificar se ela contém algum espermatozoide que possa ser utilizado no tratamento de fertilidade.3

Testes de fertilidade mais avançados

Ultrassonografia (ultrassom transescrotal)
Esse exame mostra qualquer bloqueio ou varizes (varicocele) ao redor de seus testículos ou dutos de espermatozoide que possam estar causando sua infertilidade.4 O médico passará um pequeno dispositivo para frente e para trás sobre seu escroto para obter ondas de som, que serão convertidas em uma imagem. O ultrassom transescrotal não é invasivo e é indolor.

Ultrassom transretal
Esse exame mostra uma visão geral mais abrangente da próstata, das glândulas que produzem o sêmen (vesículas seminais) e do duto de espermatozoide que leva os espermatozoides dos testículos até a uretra (duto deferente).4 O médico irá inserir uma sonda fina no reto enquanto você se deita de lado. A maioria dos homens acha isso indolor, embora você possa achar um pouco desconfortável temporariamente.

Análise do sêmen adicional
Caso seus resultados da análise inicial de sêmen forem anormais, você poderá precisar fornecer outra amostra de sêmen. O médico verificará se há espermatozoides suficientes vivos, e se não há nenhuma anormalidade ou infecção em seu sêmen.3

Referências

  1. Boivin J, et al. New Debate: International estimates of infertility prevalence and treatment-seeking: potential need and demand for infertility medical care. Hum Reprod 2007;22(6):1506–1512.
  2. National Institute for Health and Care Excellence (NICE). Fertility problems: assessment and treatment: CG156. August 2016. Disponível em: https://www.nice.org.uk/guidance/cg156. Acessado em: Setembro de 2016.
  3. European Association of Urology (EAU). Guidelines on Male Infertility 2015. Disponível em: uroweb.org/wp-content/uploads/17-Male-Infertility_LR1.pdf. Acessado em: Setembro de 2016.
  4. Kliesch S. Euro Uro Suppl 2014; 13(4):73–83.
Conteúdos mais acessados